terça-feira, 15 de julho de 2008

Dicas práticas para o usuário de computador

O uso do computador passou a ser necessidade e foi definitivamente incorporado à rotina de trabalho. Por mais simples que seja a atividade, dificilmente se encontram empresas ou organizações e até mesmo residências que não possuam esta ferramenta de trabalho.

Quando são desempenhadas tarefas exclusivas no computador, raramente as pessoas se preocupam com a utilização adequada. Imaginem quando o computador não é a ferramenta de trabalho principal!

Este fato, infelizmente, tem levado a um maior índice de doenças ocupacionais, e o pior, em afastamentos do trabalho cada vez mais freqüentes.

As doenças ocupacionais, especificamente a LER/DORT, são doenças que não se adquirem em um só momento, mas têm como características fazer parte de um processo acumulativo, se manifestando em determinado momento futuro.

Por esse motivo, as soluções mais eficazes são: PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO. As pessoas devem estar conscientes quanto ao tipo de atividade laboral e como a desenvolvem.

Diante desta realidade, surgiu a necessidade de um informativo prático e rápido, com a finalidade de melhor entendimento, maior conscientização e finalmente a PREVENÇÃO.

Ergonomia

A Ergonomia estuda a relação entre os colaboradores e seu trabalho. "Trabalho" inclui o ambiente, equipamentos e ferramentas de trabalho e as tarefas realizadas.

As condições ergonômicas são inadequadas quando o "Trabalho" é incompatível com a estrutura corporal dos colaboradores e sua capacidade de realização das tarefas. Estas condições podem causar desconforto, fadiga e, conseqüentemente lesões.

Pensando em ergonomia, o modelo ideal, seria:


Quando não é encontrada essa realidade, é possível realizar algumas adaptações no ambiente tais como:

1. Altura do monitor: colocar livros embaixo do monitor, ou algo que aumente a altura do mesmo.

2. Posicionamento do monitor: procurar deixá-lo sempre a frente, evitando colocá-lo lateralmente.

3. Mouse”: pode e deve ser alternado de lado (esquerdo e direito), principalmente se o usuário já possui algum desconforto.

4. Teclado: as mãos devem repousar sobre o mesmo, por isso, não deve ser posicionado muito alto.

5. Altura da mesa: se não estiver adequada, recomenda-se melhorar a altura e condição da cadeira.

6. Cadeira: se estiver muito alta, faça uma adaptação com um apoio para pés.

LEMBRE-SE: ESSAS AÇÕES SÃO INDICADAS QUANDO NÃO HÁ BOA ERGONOMIA. NÃO PRECISA SER ESPECIALISTA NA ÁREA, PARA PROMOVER ALTERAÇÕES SIMPLES, COMO AS AQUI INDICADAS.

MODELO CORRETO DE ERGONOMIA EM COMPUTADORES

Nota: Se os pés alcançarem o chão, os joelhos poderão ficar em 90°, alternando com o apoio de pés, que no caso, auxiliará em um melhora condição de conforto.

Alguns cuidados específicos

Utilização de monitor

Utilização de teclado

Utilização de mouse

Como foi visto, muitas ações dependem de CONSCIENTIZAÇÃO E VONTADE PRÓPRIA PARA FAZER. Não é de responsabilidade exclusiva da empresa ou organização, afinal nem sempre trabalha-se em uma única empresa e elas diferem e muito em estruturas. Agir preventivamente passou de um direito a um DEVER PRÓPRIO E ÚNICO, afinal é preciso estar preparado, pois sempre se almeja um FUTURO PROFISSIONAL DE SUCESSO. E o sucesso depende, em muito, DA PRINCIPAL FERRAMENTA DE TRABALHO: O CORPO! PRESERVÊ-O!

Por Renata Ribeiro Ramires Cafeo



Previna-se contra a LER/DORT.
Faça 10 minutos dos exercícios abaixo a cada 50 minutos de trabalho.
Neuropatias compressivas



11 comentários:

Eduardo disse...

Realmente, é um post bem interessante!!

Bruno Lins Alves disse...

Aê pessoal,
O nosso grupo (Redes e Telecomunicações) sugeriu a criação de Quiosques (Pontos de Acesso) onde os visitantes da universidade poderiam acessar serviços fornecidos pela universidade, internet e outras coisas...
Mas imagino que para manter esses quiosques seria preciso muita gente trabalhando...
Em relação ao pessoal, o que seria preciso para implementar essa idéia?

vlw..
abraços!

Bruno Lins Alves disse...

Opa,

Não sei dizer ao certo o número de quiosques, mas acredito que seja um número pequeno (perto de 10 quiosques).
Além dos quiosques tivemos a ideia de implantar a TV UFS. Tem um post la blog falando sobre isso... mas não seria como a IPTV USP não, seria um canal interno mesmo, a principio seria apenas para ser assistido dentro dos campus da universidade.
Nós tivemos outras ideias, mas não estou lembrando delas agora... quando eu lembrar eu passo aqui denovo e comento...

Att

Daniel Ettinger disse...

Bem Kharilym, nao creio que sera necessaria a contratacao de mais pessoas com as propostas tecnologicas que propusermos. No maximo uma pessoa para a area de suporte, responsavel pela manutencao do funcionamento dos novos equipamentos, devido a sobrecarga de trabalho a qual o atual numero de funcionarios estao submetidos.

Gustavo disse...

Ótimo Post!!!

Dani disse...

Muito bom o post sobre ergonomia Kharylim!

Adolfo disse...

muito bom post karine :)

danilo disse...

Gente, vocês já ouviram falar de ginástica laboral?

Ginástica laboral é o nome que dão à prática de exercícios físicos no local de trabalho.
Claro que não são sessões longas e intensas de exercícios exaustivos, em sua maioria são exercícios de alongamento.
Pode parecer pouco, mas melhora a disposição e, na minha opinião - e acho que na de muitos entendidos sobre assunto-, a produtividade.
Além do no ambiente de trabalho que ficam bem mais dinâmico e animado.

Inclusive, já vi reportagens interessantes de depoimentos de gerentes de empresas que dizem que a produtividade dos funcionários melhora bastante com essas práticas e a de embelezamento. Isso mesmo. Tem empresas que antes de começar o turno, as mulheres dão escova nos cabelos, pintam as unhas, colocam maquiagem, etc.


Esse link sobre ginástica laboral é bem interessante:
http://www.confef.org.br/RevistasWeb/n13/02_GINASTICA_LABORA.pdf

:D

danilo disse...

Esqueci de falar: além do mais é bom pra saúde.

o/
<|
/\

Kharylim disse...

No final do post tem alguns exercícios de ginástica laboral :P

danilo disse...

É que eu não sabia se vocês conheciam o termo...