quinta-feira, 31 de julho de 2008

Apresentação Final

Olá pessoas,

abaixo a nossa apresentação final.

view presentation (tags: tesi ufs)


abraços

7 comentários:

Luana disse...

Pessoal quais aspectos motivadores vcs levantariam q servissem de estimulo p um profissinal de TIC para trabalhar no CPD?
Na apresentação de vcs o tema motivação foi abordado...Se esses aspectos acima questionado forem poucos, o q vcs sugeririam?

Brigada.

João Paulo Lacerda disse...

Seguindo a definição das equipes de desenvolvimento com 1 analista, 1 técnico e 1 estagiário vocês também vão sugerir alguma metodologia de desenvolvimento?

Alexandre Gama disse...

Gostaria de pedir a alguém do grupo de postasse também o vídeo motivacional que vcs mostraram a apresentação. Tenho bastante interesse no mesmo. Obrigado.

nelson luis disse...

Não vi vocês comentarem muito sobre políticas de treinamento. Quando realizamos o site do GRH, alguns nos contaram que havia algumas políticas de treinamento na UFS em diversas tecnologias em um programa de Capacitação do Servidor. Será que alguns destes treinamentos nã poseriam ser voltatos especificamente para estagiários e funcionários do CPD?

Dani disse...

Sobre as políticas de treinamento: comentamos durante as apresentações sobre os treinamentos disponibilizados pela GRH. Inclusive, eles consultam as pessoas do CPD sobre sugestões quanto aos cursos desejados(como aconteceu recentemente com o curso de DB2).
A problemática identificada pelo nosso grupo, no CPD, está relacionada à aplicabilidade do que é aprendido durante os cursos. Na prática, o aprendizado não é exercitado.
Quanto aos treinamentos, consideramos que a prática existente atende às necessidades. No que diz respeito aos bolsistas, eles podem participar dos treinamentos, desde que atendidos uns critérios estabelecidos (por exemplo: servidor tem prioridade com relação aos bolsistas!). Porém, nada impede que o servidor participante do curso se torne um multiplicador (que é a nossa proposta) do que foi aprendido para os demais servidores, bolsistas e terceirizados do CPD.

nelson luis disse...

Obrigado pelo esclarecimento.

Dani disse...

Respondendo sobre motivação:

Um fator motivador que já atrai as pessoas de TIC ao CPD é a estabilidade inerente ao serviço público. A imagem da UFS como a principal universidade de Sergipe, também conta pontos.
Dentre outros fatores identificados/propostos pelo nosso grupo:
- melhores salários (principalmente para o cargo de Analista, já que a diferença pro salário de Técnico é aproximadamente R$ 300,00);
- treinamento e desenvolvimento dos profissionais de TIC, pois concordamos que se a organização valoriza o desenvolvimento profissional das pessoas, há retorno tanto pra empresa, quanto pro emocional das pessoas (incluindo treinamento para os bolsistas e terceirizados também!);
- a valorização do desenvolvimento é fator importante também. A UFS já possui um esquema de incentivo (aumento de um percentual no salário) tanto por desenvolvimento (pós-graduação, mestrado, doutorado, etc.) quanto por avaliação de desempenho (relacionada às atribuições do servidor dentro do seu ambiente de trabalho).
- a melhoria no ambiente de trabalho também contribui para que a organização retenha seus profissionais. Neste sentido, Kharylim apresentou questões de ergonomia, e ambientação do local de trabalho.

Desculpem se a resposta está muita extensa, são muitos os fatores. Talvez nem todos estejam listados, afinal, motivação é um requisito meio subjetivo mesmo.

Talvez uma organização ofereça tudo para motivar um funcionário, e perca esse funcionário para a concorrência por um fator inovador e estratégico proposto pela concorrente.