O conhecimento é o mais importante de todos os ativos de uma organização. Embora possa ser armazenado através de sistemas de informação, o conhecimento é gerado através do trabalho humano.
Para ser transmitido aos sistemas de informação e disponibilizado nos locais e nos momentos em que é necessário, o conhecimento depende, fundamentalmente, das pessoas que atuam nos processos. E isso por uma razão muito simples: o conhecimento está contido na cabeça das pessoas.
Sem motivação, os trabalhadores do conhecimento dificilmente irão colocar o conhecimento que está em suas cabeças a serviço da organização em que atuam.
Diante dos desafios que se apresentam às organizações de TI, a abordagem tradicional de gestão de pessoas parece insuficiente: impõe-se uma atitude inovadora, compatível com a complexidade dos problemas enfrentados por tal área das organizações.
Este é, pois, o grande desafio da gestão de pessoas no âmbito da Tecnologia da Informação: é preciso estabelecer políticas para nortear os diversos processos que envolvem as disciplinas básicas de gestão de pessoas: seleção e recrutamento, treinamento e desenvolvimento, ascensão profissional, além, evidentemente, do gerenciamento eficaz da motivação.
Tais políticas devem inspirar o redesenho de processos (aderentes às abordagens tradicionais de RH) cuja eficácia já está esgotada.
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